quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Por que comer a cada 3 horas?

Olá a todos!



Desde que comecei a dieta tenho visto alguns erros comuns que as pessoas que também estão em dieta cometem. Parece absurdo dizer que tem alguém que ainda não saiba que é vital comer de 3 em 3 hora se você quer perder peso, mas é verdade. Frequentemente encontro pessoas me dizendo que fazem apenas 3 refeições ao dia para conseguir perder peso. Então vamos esclarecer aqui os males desse hábito.

Clinicamente falando

A Enterogastrona é produzida por células da parede do duodeno. Através da corrente sanguínea, chega ao estômago, onde inibe a motricidade gástrica (peristaltismo gástrico) e a produção de gastrina, com consequente inibição da produção do suco gástrico. O estímulo para a produção da enterogastrona é a presença de ácidos graxos (produto da digestão das gorduras) no duodeno. Somente quando o alimento deixa o duodeno , a produção da enterogastrona cessa. Assim, o estômago, não mais inibido, solta outra porção do quimo no duodeno, recomeçando o ciclo

Ou seja:

Quando você come, seu organismo libera o suco gástrico para digerir esse alimento, quando o alimento chega no duodeno é transformado em ácidos graxos, há então, o estímulo para produção de um hormônio que irá fazer com que o organismo pare de produzir o suco gástrico. Após o alimento sair do duodeno o estômago, não mais inibido, solta outra porção do suco gástrico. Isso dura cerca de 3 horas, e se a pessoa não tiver ingerido nenhum alimento, só restará ao suco gástrico corroer a parede do próprio estômago, levando a pessoa e ter problemas gastro intestinais futuramente.
Alem do mais, quem passa longos períodos sem se alimentar fica com uma fome muito maior, levando-a a consumir quantidades exageradas de alimentos quando pode, ou seja, ela não aguenta seguir a dieta

2 comentários:

  1. Eu não acreditava nesta teoria até experimenta-la. Posso dizer que senti a diferença Roberta. O metabolismo acelara que é uma beleza. Assino embaixo.

    ResponderExcluir
  2. É, comigo foi o mesmo. Desde que comecei a comer de 3 em 3 horas meu metabolismo acelerou também

    ResponderExcluir