terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dieta sem glúten!



Olá a todos!



Gente, voltei na nutricionista semana passada. os resultados foram bons. Perdi 2kg (queria ter perdido mais), perdi medidas e ganhei massa magra. Mas confesso que esperava resultados melhores. A nutricionista me disse que para ter resultados melhores e mais rápidos seria uma boa aderir a dieta sem glúten, e após ver todos os benefícios acabei topando. Ficou combinado que se eu não conseguisse seguir a dieta eu iria mandar um email pra ela, mas até agora esta tudo tranquilo.
Eu não tenho a doença celíaca, que é quando a pessoa não pode comer glúten, mas mesmo assim vou aboli-lo da dieta.
Fui as compras e vi como é difícil achar alimentos sem glúten. Fico pensando nos celíacos, devem passar um aperto pra conseguir o alimento do dia a dia.
Consegui quase tudo que precisava, menos o caldo kinoh sem glúten, mas ja encomendei e quinta chega.
Até agora ta tranquilo, não estou sentindo falta do gúten, e estou mais bem humorada. Espero que dure.

Algumas vantagens da dieta sem glúten!

Não é só o celíaco que se beneficia ao não ingerir produtos que contenham glúten. Pesquisas sugerem que a ingestão frequente de grandes quantidades da proteína por pessoas hipersensíveis afeta a função normal do cérebro e pode causar sintomas imunológicos e intestinais.
Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde, explica que esses sintomas, quando não são imediatos, podem se manifestar até quatro dias depois da ingestão do alimento, e de maneira crônica.
– Os mais comuns relacionados ao glúten são constipação intestinal, rinite, asma, artrite, prurido, bruxismo, dermatite, acne, além de alterações de humor, ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Por se manifestarem de um a quatro dias após a ingestão do alimento, torna-se difícil para a maioria relacionar qual alimento ocasionou o sintoma – conta ela. – Por isso há a necessidade de reparar e se possível anotar como nosso corpo responde após a ingestão dos alimentos.
No caso do glúten, um grande número de pessoas observa que os sintomas são atenuados e até desaparecem com a retirada do alimento alergênico. Daí a proposta de uma dieta sem glúten para pessoas que não são celíacas, para verificar se a exclusão do glúten da alimentação proporciona melhoria nos sinais e sintomas apresentados.
De facto, reduzir a quantidade de glúten ingerida permite, em termos gerais, ter mais energia, diminuir o volume
da barriga e afinar a silhueta. Um consumo frequente e relativamente importante de glúten dificulta a assimilação  das vitaminas e dos nutrientes, o que, a longo prazo, pode fragilizar o bem-estar e a vitalidade. A substituição do glúten pelos alimentos supramencionados poderá dar origem a várias melhorias a nível da saúde e do bem-estar em geral. É possível destacar vários benefícios que justifiquem uma alimentação sem glúten:

Reduzir o volume da barriga;
Afinar a silhueta, tornando-a mais harmoniosa;
Diminuir a retenção de líquidos, favorecendo a sua eliminação;
Reduzir eficazmente as enxaquecas e as dores de cabeça;
Aliviar as dores articulares;
Aumentar os níveis de energia e de vitalidade;
Melhorar o tom de pele, dando um ar mais saudável;
Reduzir os problemas digestivos, tais como a diarreia, a aerofagia e as dores de barriga;
Diminuir o desenvolvimento de inflamações das mucosas (garganta, ouvidos, órgãos sexuais, etc…); e
Reduzir os estados depressivos e as alterações psíquicas.


Mais alguem ai aboliu o glúten da dieta?


Abraço

2 comentários:

  1. Oi Roberta, sabe que na Boa Forma deste mês tem uma pequena nota sobre os malefícios do glúten. Fiquei curiosa e decidida a pesquisar mais sobre isso quando encontro a pesquisa pronta aqui no seu blog. Muito obrigada (risos). Grande abraço e boa sorte nesta nova etapa da sua dieta.

    ResponderExcluir
  2. Ei!
    Eu to sempre de olho la na revista boa forma.
    Adoro a parte da Carol tb, que fala sobre corrida, ja viu?
    Muito obrigada pela força

    ResponderExcluir