quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mais um tempo parada!!

Olá a todo!

Gente, acreditam que me lesionei novamente? Mas dessa vez não foi durante o exercício. Estava indo para o cursinho, escorreguei na escada, torci o tornozelo e machuquei a perna. O medico me mandou ficar em repouso (e agora?) e colocar gelo. Acho que tem alguém la em cima que quer me ver parada kkkk..
Brincadeiras a parte.. vou aproveitar isso pra falar sobre as lesões mais comuns pros praticantes da corrida, mas antes, vejam umas fotos do meu estrago hehe

 

Segundo constatações de ortopedistas e fisioterapeutas, é muito comum atletas apresentarem algum tipo de lesão por praticarem corrida sem estar em condições ideais para a atividade. Fatores como obesidade, excesso de treinamento, vestimenta errada, pistas irregulares, ruas esburacadas e método de treinamento inadequado influenciam no aparecimento das lesões. As mais comuns e as suas causas:
Fascite plantar: inflamação da fáscia plantar (tecido fibroso que liga o calcanhar aos dedos). Causas: pisar forte com o calcanhar, correr em superfícies duras e tênis inadequado.
Canelite: inflamação dos tendões e músculos ao redor da tíbia ou do tecido que a recobre. Causas: correr em solo irregular, aumentar a distância do percurso desordenadamente, pisar com o pé voltado para dentro (pronação) durante a corrida.

Metatarsalgia: inflamação dos tendões que ligam o músculo a estrutura óssea, na área superior do pé. Causas: tênis inadequado, pronação excessiva, treinamento excessivo.
Condromalacia: corrosão da rótula e sua cartilagem inferior. Causas: pronação excessiva do joelho causando acomodação imprópria da rotula, músculo quadríceps fraco ou com lesão.
Fraturas por estresse: microfraturas nas extremidades inferiores do perônio e tíbia (ossos da perna) metatarsos e fêmur. Causas: treinamento excessivo, percursos longos, rigidez nos tendões.
Tendinite de Aquiles: inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao pé atrás do calcanhar. Causas: treinamento intensivo, percursos longos, tênis impróprio, pernas arqueadas e rigidez muscular.
Instabilidade ligamentar do joelho: lesões dos ligamentos adjacentes do joelho. Causas: pisar errado em terreno irregular, distensões e deformidades nos pés.
Joanete: protuberância óssea na parte externa do dedão do pé indicando inflamação local. Causas: herança genética, pronação excessiva, sapatos apertados.
Entorses de tornozelo: ruptura total ou parcial dos ligamentos ou ainda hiper extensão dos ligamentos externos. Causas: solo irregular ,tênis inadequado e mal calçado,desequilíbro muscular.
Usar tênis adequado, roupas leves, ter uma alimentação balanceada, passar por uma avaliação física e ortopédica, correr em locais sem obstáculos onde o terreno seja liso, treinar de acordo com sua capacidade, fortalecer a musculatura, fazer alongamentos antes e depois de treinar ajudam você a evitar lesões.
Então, CUIDADO!
Abraço!

2 comentários:

  1. Menina, melhoras!!! Sabe que as vezes minhas canelas chegam a queimar enquento corro, pode ser canelite não é? vou cuidar isso. Beijo e boa recuperação.

    ResponderExcluir
  2. Brigada!!! As minhas as vezes queimam tb quando corro. Acho que é canelite mesmo. Beijo

    ResponderExcluir